Como Funciona um Cerimonial de Debutante

Como Funciona um Cerimonial de Debutante

Houve um tempo em que as moças não queriam mais festas de 15 anos, e preferiam investir o dinheiro do evento em uma viagem para o exterior ou em grandes compras. No entanto, esse tipo de festa voltou com tudo nos últimos anos, trazendo de volta toda tradição e glamour dos bailes de debutante, além, é claro, do cerimonial. E você, sabe como funciona um cerimonial de debutante? Ou melhor, sabe de onde veio essa tradição?

Como funciona um cerimonial de debutante

Bailes de Debutante

A palavra “debutante” vem de “début”, uma palavra francesa para “estreia”. Ou seja, quando completavam 15 anos, as moças estavam prontas para ser apresentadas a sociedade pois não eram mais crianças. A real intenção por trás desses bailes era de arranjar bons pretendentes para as moças, que carregavam nas costas a missão de perpetuar boas alianças entre as famílias nobres.

Felizmente, com o tempo, isso mudou bastante. Hoje em dia os bailes de debutante são feitos para comemorar a vida da moças, dançar bastante e registrar esse momento importante, que não deve ser passado em branco. Afinal, só fazemos 15 anos uma vez!

Cerimonial de debutante – como funciona

O cerimonial de debutante não engloba só a parte das homenagens e da valsa, mas toda a festa de 15 anos. Por isso, é sempre bom ficar atento até nos mínimos detalhes. Geralmente, um cerimonial tradicional é dividido em 3 partes: a recepção, a apresentação da debutante e o baile, quando todos são convidados a dançar.

Como funciona um cerimonial de debutante

As etapas a seguir são para um cerimonial mais tradicional, mas podem ser facilmente adaptadas para aquelas aniversariantes que desejam algo mais moderno. Nesse caso, basta conversar com a cerimonialista para ela providenciar o que for preciso.

1. Recepção

Este é um momento importante, pois mostra como é o estilo e a organização da festa. Os convidados são recebidos e conduzidos até as mesas para aguardar o início da apresentação da aniversariante. Geralmente, nessa hora é servido um coquetel ou jantar, no qual os convidados podem desfrutar, ao som de uma boa música ambiente. Esse é um bom momento para tirar fotos conforme as pessoas forem chegando e fazer algumas filmagens. Também é um bom momento para aquelas fotos de família e com as amigas. Para as meninas que escolhem usar mais de um vestido, esse é o momento de vestir o mais simples.

2. Apresentação da debutante

Ao fim do coquetel ou jantar, todos são convidados a ficar em seus lugares para receber a aniversariante. Nesse momento, a cerimonialista faz uma pequena abertura explicando um pouco sobre a importância do momento na vida da menina, como é a passagem da infância para a vida adulta ou qualquer texto que seja pertinente e escolhido pela família.

Como funciona um cerimonial de debutante

A seguir, a família é convidada a se sentar em lugares previamente determinados. Em seguida, entra o cortejo (formado por quinze casais de amigos da aniversariante), que forma um túnel por onde a aniversariante vai passar. Para a entrada, a aniversariante pode escolher a música que desejar.

Assim que a música tocar, a debutante passa pelo túnel e é recepcionada por seu pai, irmão, namorado ou amigo, dependendo da sua preferência. No momento a seguir, alguém de sua família lhe entrega uma joia, que simboliza a vaidade. Geralmente, a entrega é feita pelo pai, padrasto ou avô e pode ser uma joia de família.

Depois, vem a troca do sapato, feita pelo pai (se a moça não tiver pai, pode ser feita pela mãe ou qualquer outro membro da família ou ainda pelo príncipe). Nesse momento, os sapatos baixos são trocados pelos altos, simbolizando que a moça está pronta para dar seus passos sozinha, pois já é adulta, e também é nobre, pois está usando sapatos com saltos altos.

Como funciona um cerimonial de debutante

Algumas moças gostam, ainda, de passar uma boneca para uma menina mais jovem. Essa passagem significa que ela está deixando a infância para trás e aceitando seu novo papel na sociedade, de mulher adulta.

A seguir, pode-se fazer uma homenagem às mulheres da família com a entrega de buquês de flores para parentes próximos, como a mãe, as avós, madrinhas e tias. As moças do cortejo também recebem flores e alguns textos ou passagens bíblicas podem ser lidas, assim como breves discursos. Para as debutantes que resolvem usar um segundo vestido, esse é o momento de se retirar para a troca de roupa.

Enquanto a moça se prepara (seja trocando de roupa ou não), é feita uma pequena retrospectiva da vida dela. Muitas famílias optam por mostrar fotos num telão e preparar textos e vídeos bem bonitos falando sobre a infância e a adolescência da moça. Também é possível adicionar à apresentação algumas imagens do início da festa, para torná-la mais divertida.

Como funciona um cerimonial de debutante

Em seguida, a aniversariante retorna com seu vestido de gala para as valsas. A primeira valsa deve ser dançada com o pai, padrasto ou outro ente querido, dependendo de sua importância; a segunda valsa com o padrinho ou um ente muito querido (pode ser o avô, o irmão, algum tio ou primo); e a terceira valsa deve ser dançada com o príncipe e o restante do cortejo. Claro que, para não ficar muito longo e cansativo, pode-se escolher apenas uma valsa e dançar partes da música com uma pessoa diferente.

Ao final da valsa, pode-se optar por entregar alguma lembrança aos 15 casais que participaram ou passar direto para o parabéns e o corte do bolo. Depois que o bolo for cortado, também é de bom tom fazer um brinde a aniversariante e sua família.

3. Baile:

Depois da parte formal do evento, que pode parecer um pouco longa – tudo vai depender da forma como for organizada – vem o momento de descontração, onde todos podem ir para a pista de dança e o coquetel pode voltar a ser servido. Também é o momento interessante para abrir uma mesa de doces ou chocolates ou liberar o barman para preparar drinks personalizados.

Com esse passo a passo, criado pela casa de festas Spazio Itanhangá, fica bem mais fácil organizar o cerimonial de debutante, não é mesmo?



WhatsApp chat

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/canal10/www/wp-includes/functions.php on line 4212

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/canal10/www/wp-includes/functions.php on line 4212